segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Linhas Temáticas do 18o Congresso de Leitura do Brasil

Divulgamos uma breve descrição das linhas temáticas do 18º. Cole, que deverão ser escolhidas para a inscrição de apresentação de trabalhos.
Tal descrição orienta o que imaginamos como significados dessas linhas, mas não exclui outros sentidos e possibilidades.
A avaliação dos textos enviados ao comitê científico não considerará o critério de pertinência à linha temática como excludente do texto.


1. Entrelace de diferentes linguagens
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura entrecruzando-se por diferentes linguagens.

2. Dinâmicas e criações de linguagens que leem o mundo
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura que apresenta o mundo em suas dinâmicas (sociais, culturais e da imaginação/invenção) e que o (re) cria.

3. Contracombates à homogeneização na escuta do mundo
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura como proposta de abertura às práticas homogeneizadoras e a favor de escutas diversas, de resistência, de contracombate e plurais que conferem sentidos ao mundo.

4. Dobras da língua portuguesa
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura em contextos da variação e pluralidade das línguas portuguesas.

5. 'Sem sentido’ do mundo
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura dimensionada no jogo de variação dos sentidos e significações mais comuns e estáveis do mundo.

6. Fragmentos espaçotemporais
Comunicações orais e em outras linguagens que busquem apresentar experiências, pesquisas, criações e estudos descritivos, analíticos e interpretativos a respeito da leitura que é expressa em/por/através de fragmentos da palavra, imagem, corporeidade e demais substratos que adensam espaço e tempo.

7. Outros gritos

Nenhum comentário: