Campinas recebe, entre os dias 15 de fevereiro e 08 de abril, no espaço Galeria de Arte da CPFL Energia, a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA”.
A mostra, que tem curadoria de Rosa Maria Rodríguez Garza, (Gerente do Programa Cultural da FEMSA) e Juan Darío Restrepo Figueroa, reúne 41 obras de 39 renomados artistas de 11 países da América Latina. O objetivo é propiciar aos visitantes uma espécie de olhar panorâmico sobre a diversidade cultural da América Latina e valorizar a produção artística latino-americana, que abriga marcas e influências distintas de cada país. A mostra, com entrada gratuita, é promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil e CPFL Energia. “O que se guarda de uma viagem? O que nós levaremos que tenhamos feito verdadeiramente nosso? Por que razão observamos? Para que olhar?”(Simone de Beauvoir) A “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” é composta por obras de artistas como Diego Rivera, Fernando Botero e Iberê Camargo, entre outros (veja abaixo a lista completa), todos integrantes da Coleção FEMSA.
A exposição faz uma analogia ao diário de viagem de Simone de Beauvoir pelo continente, com
diferentes manifestações estéticas em pintura, desenho, fotografia e escultura. O percurso começa pela esplêndida vista panorâmica da Torre Latino-américa, produzida por Damian Ortega, e termina no Uruguai, em frente a uma construção de Joaquin Torres Garcia. O público terá a oportunidade de conhecer vários itinerários, como a Colômbia, por meio do trabalho realizado na década de 70, por Eduardo Ramírez Villamizar, Cardenas e Santiago Botero Fernan.
A seleção brasileira da Coleção de Arte FEMSA recai sobre a investigação pictórica de Leda Catunda, o minimalismo de Mira Schendel e a pintura de viés expressionista de Iberê Camargo, definida pelo crítico de arte Ronaldo Brito, em seu livro sobre o artista, como: “As últimas telas de Iberê Camargo assustam e encantam, ao mesmo tempo. Assustam pela sobriedade terrível com que coloca em evidência o drama do sujeito moderno, aparentemente no estágio final de dissolução; encantam pela qualidade da matéria pictórica que resistiria, paradoxalmente, a todas as violências e degradações.”
“Estamos trazendo para Campinas uma seleção exclusiva de obras que representa uma jornada pela geografia artística da América Latina. O público, com certeza, se surpreenderá com essa importante iniciativa cultural. Para esta edição em Campinas, a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” será enriquecida especialmente com a obra Paisagem de Thomaz Perina, campineiro, influenciado por Picasso e Max Bill. O convite foi feito ao Instituto Thomaz Perina, como forma de homenagear a cidade de Campinas e regiões.
SERVIÇO: Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte Femsa
Local: Galeria de Arte – CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera. Campinas. Telefone: (19) 3756-8000)
Visitação: 15/02 a 08/04 Horário: Terça a sábado -10h às 18h e Domingo – 10h às 16h Agendamentos de grupos: no telefone (19) 3756-800, terças e quintas, das 10h às 17h.
Não abriremos no dia 21/2 (terça-feira de carnaval) Entrada gratuita Mais informações no site www.cpflcultura.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário