quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VII SIGET


Caros colegas,
Juntamente com o Professor Cristian Bota da Universidade de Genebra estou coordenando o Seminário Temático "Representações do Agir do Professor de Línguas em Gêneros Orais: das escolhas discursivas aos seus efeitos formativos" inscrito no eixo temático 2 "Gêneros textuais e formação de professores", durante o VII SIGET.

Gostaria de convidar todos que se interessem pela análise do agir docente a proporem seus trabalhos no site do evento: http://www.7siget.com/br/

Vejam abaixo o resumo do seminário:

VII SIGET – Proposta de Seminário Temático

Eixo Temático 2. Gêneros textuais e formação de professores
Representações do Agir do Professor de Línguas em Gêneros Orais: das escolhas discursivas aos seus efeitos formativos
 Coordenadores:
-          Fabio Delano, Faculdade Sete de Setembro, Colégio Sete de Setembro, Fortaleza
-          Cristian Bota, Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Education, Université de Genève
 O objetivo geral do simpósio é contribuir para o diálogo acerca das abordagens de análise do trabalho educativo, em particular daquelas pertinentes ao ensino de línguas (materna e estrangeira) e que utilizam como fonte empírica os textos produzidos pelos docentes acerca da sua própria atuação.
As pesquisas emanadas da clínica da atividade (Clot e Faita, 2000), ou efetuadas no quadro do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1997; Bronckart & Groupe LAF, 2004) apontam para a necessidade de se pesquisar o discurso dos professores, a fim de compreender  a complexidade do seu agir profissional. Os trabalhos realizados nessa última perspectiva tem mostrado que as escolhas discursivas, operadas pelos agentes no quadro de diversos gêneros orais – notadamente, de entrevistas – à propósito do seu trabalho se organizam em configurações interpretativas específicas ou "figuras de ação" (Bulea, 2010). Afirmam, também, que essas configurações possuem uma dimensão potencialmente promotora do desenvolvimento, na medida em que elas são a manifestação de um debate relativo ao agir (Bulea, 2009) explorável do ponto de vista formativo.
O Seminário será dedicado à discussão de pesquisas que analisem as representações dos professores em relação ao seu próprio agir, a partir de dados empíricos orais, especialmente em entrevistas (em sentido amplo) – a entrevista de pesquisa, a entrevista de estágio, autoconfrontação, confrontação cruzada, etc. – levadas a cabo em diferentes tradições institucionais (Brasil, Portugal, Suíça). Três problemáticas principais serão abordadas: 1) a influência da situação de comunicação e do gênero de texto "entrevista" sobre as escolhas discursivas realizadas pelos professores; 2) a influência das escolhas discursivas propostas pelos professores sobre a interpretação do seu agir; 3) os "efeitos" dessa interpretação sobre a construção de diferentes aspectos do trabalho educacional (identidade, saberes específicos, interpretação do prescrito, etc.) e a sua possível exploração para fins formativos.
Palavras-chave: entrevista; agir docente; escolhas discursivas.
As inscrições se encerram em 15 de novembro.

Nenhum comentário: