Caros colegas,
Juntamente com o Professor Cristian Bota da Universidade de Genebra estou
coordenando o Seminário Temático "Representações do Agir do Professor de
Línguas em Gêneros Orais :
das escolhas discursivas aos seus efeitos formativos" inscrito no eixo
temático 2 "Gêneros textuais e formação de professores", durante o
VII SIGET.
Gostaria de convidar todos que se interessem pela análise do agir docente a
proporem seus trabalhos no site do evento: http://www.7siget.com/br/
Vejam abaixo o resumo do seminário:
VII SIGET – Proposta de Seminário
Temático
Eixo Temático 2.
Gêneros textuais e formação de professores
Representações
do Agir do Professor de Línguas em Gêneros Orais : das escolhas discursivas aos seus
efeitos formativos
Coordenadores:
- Fabio Delano, Faculdade Sete de Setembro, Colégio Sete de
Setembro, Fortaleza
- Cristian Bota, Faculté de
Psychologie et des Sciences de l’Education, Université de Genève
O objetivo geral
do simpósio é contribuir para o diálogo acerca das abordagens de análise do
trabalho educativo, em particular daquelas pertinentes ao ensino de línguas
(materna e estrangeira) e que utilizam como fonte empírica os textos produzidos
pelos docentes acerca da sua própria atuação.
As pesquisas emanadas da clínica da
atividade (Clot e Faita, 2000), ou efetuadas no quadro do interacionismo
sociodiscursivo (Bronckart, 1997; Bronckart & Groupe LAF, 2004) apontam para a necessidade de se
pesquisar o discurso dos professores, a fim de compreender a complexidade do seu agir
profissional. Os trabalhos realizados nessa última perspectiva tem mostrado que
as escolhas discursivas, operadas pelos agentes no quadro de diversos gêneros
orais – notadamente, de entrevistas – à propósito do seu trabalho se organizam
em configurações interpretativas específicas ou "figuras de ação"
(Bulea, 2010). Afirmam, também, que essas configurações possuem uma dimensão
potencialmente promotora do desenvolvimento, na medida em que elas são a manifestação
de um debate relativo ao agir (Bulea, 2009) explorável do ponto de vista
formativo.
O Seminário será dedicado à discussão de
pesquisas que analisem as representações dos professores em relação ao seu
próprio agir, a partir de dados empíricos orais, especialmente em entrevistas
(em sentido amplo) – a entrevista de pesquisa, a entrevista de estágio,
autoconfrontação, confrontação cruzada, etc. – levadas a cabo em diferentes
tradições institucionais (Brasil, Portugal, Suíça). Três problemáticas principais
serão abordadas: 1) a influência da situação de comunicação e do gênero de
texto "entrevista" sobre as escolhas discursivas realizadas pelos
professores; 2) a influência das escolhas discursivas propostas pelos
professores sobre a interpretação do seu agir; 3) os "efeitos" dessa
interpretação sobre a construção de diferentes aspectos do trabalho educacional
(identidade, saberes específicos, interpretação do prescrito, etc.) e a sua
possível exploração para fins formativos.
Palavras-chave: entrevista; agir docente; escolhas
discursivas.
As inscrições se encerram em 15 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário