quarta-feira, 13 de outubro de 2010

I SIHELE e seus desdobramentos

No período de 08 a 10 de setembro passado realizou-se em Marília (SP), o I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, promovido pelo Gphellb – Grupo de pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp/Marília.
Entre a programação realizada durante o evento, destacamos a homenagem feita à Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Magda Soares, como convidada de honra do evento pela sua valiosa contribuição na discussão e reflexão na área do conhecimento em educação, linguagem e especialmente em alfabetização, conhecimento esse multifacetado pelos desafios políticos, sociais e culturais do nosso país. Também destacamos a Plenária Final que contou com uma apreciação consistente de todas as atividades realizadas no decorrer do evento e que foi apresentada pela Coordenadora Geral, Prof. Drª Maria do Rosário Longo Mortatti, além da reflexão sobre a importância da continuidade e aprofundamento relativo ao balanço da produção acadêmica-científica constitutiva do campo da história da alfabetização no Brasil feita pelos presentes. Em decorrência dessas discussões, entre outras proposições, foram aprovadas: a realização do II SIHELE em 2012 e o encaminhamento da proposta de criação da Sociedade Brasileira de Alfabetização ao GT – “Alfabetização, Leitura e Escrita” da 33ª Reunião Anual da ANPED.
A Associação de Leitura do Brasil , presente todos os dias do evento, cumprimenta a todos da Comissão Organizadora e a todos os participantes que deram o brilho e qualidade nas atividades realizadas durante o evento e apóia os desdobramentos decorrentes das discussões e problematizações produzidas coletivamente no enfrentamento histórico para a produção de sentidos e a atuação política no campo da alfabetização.

Nenhum comentário: