quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Nobel de Literatura - Mario Vargas Llosa

Mi Novela Favorita es una serie que transforma en sonido 52 novelas clásicas de la literatura universal, devolviéndole su vieja vigencia al género del audio de ficción. La selección ha estado a cargo de Mario Vargas Llosa, quien comenta cada novela y conduce los programas. Las novelas -transmitidas una por semana- tienen una duración de 54 minutos netos.
http://radio.rpp.com.pe/minovelafavorita/

Escritor Mario Vargas Llosa participa de encontro com jornalistas da Folha de S.Paulo. Redação Portal IMPRENSA. Site uol. Publicado em: 13/10/2010 12:44

O Nobel de Literatura foi concedido a Llosa na última quinta-feira (07), pela "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo", que, segundo a Academia Sueca, aparecem em suas obras. Sobre o prêmio, Llosa disse que não esperava estar "entre os candidatos": "Por mim, vou seguir trabalhando com um sentimento de responsabilidade, como sempre fiz. Defendendo coisas que são fundamentais para o Peru, para a América Latina e o mundo. A liberdade e a democracia sã o verdadeiro caminho do progresso, da verdadeira civilização, que acredito que seja o papel de um escritor defender", declarou o ganhador do Nobel à rádio peruana RPP.
O escritor e jornalista afirmou, ainda, que o Prêmio Nobel da Paz concedido ao ativista chinês Liu Xiaobo foi "uma homenagem a todos os dissidentes chineses e a todos os chineses que querem que o crescimento seja além de econômico, político", segundo a agência Efe. Xiaobo, preso desde 2008, defende a liberdade de expressão e de imprensa na China.O peruano fará, na próxima quinta (14), uma palestra em Porto Alegre (RS), no evento "Fronteiras do Pensamento". O escritor deve lançar seu próximo livro no Brasil, "O Sonho de Celta", em 2011. A obra fala sobre a exploração colonial no Congo e o ciclo da borracha na Amazônia.
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/10/13/imprensa38623.shtml

Nenhum comentário: