terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projeto de constução da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, na Unicamp.

Na abertura do Fórum de Arte e Cultura da Unicamp que ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro, o professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Universidade falou sobre o projeto de construção da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, na Unicamp.


Fórum de Arte e Cultura serve como ‘pedra fundamental’ da Biblioteca de Obras Raras
Reportagem completa no Portal da Unicamp Por Luiz Sugimoto [6/10/2010]

“Obras raras e coleções especiais” é o tema de mais uma edição do Fórum Permanente de Arte e Cultura da Unicamp, que está lotando dois auditórios do Centro de Convenções.
O evento, aberto na quarta (6) e que prossegue nesta quinta-feira, reúne grandes especialistas em coleções e arquivos raros e especiais, como da Biblioteca Nacional, Projeto Brasiliana USP, Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca Oliveira Lima (da Universidade Católica de Washington) e Biblioteca do Congresso dos EUA. O objetivo é discutir critérios para reunir, preservar e disponibilizar estes acervos diferenciados.
“O fórum é quase como a pedra fundamental da nossa Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais, a Bora, um projeto que tem a ambição de constituir um novo paradigma na área de preservação de arquivos e bibliotecas. Trata-se da integração de competências – arquivistas, técnicos, bibliófilos e docentes tanto de humanas como de exatas – para constituir um grupo que pense a gestão ampla de todo o acervo”, afirmou o professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador geral da Universidade.
De Decca refere-se à construção de um prédio de 3,5 mil metros quadrados, com financiamento de R$ 8,3 milhões da Finep e custo total de R$ 11,5 milhões, com a diferença sendo assumida pela Unicamp. O Projeto Bora, sob coordenação geral da CGU, foi elaborado por um grupo de trabalho formado por docentes e profissionais de diversas áreas. “Já estão em julgamento projetos na área de informatização e digitalização do acervo que apresentamos a Petrobras e BNDES. Novos recursos podem vir ainda este ano”.

Nenhum comentário: