sábado, 19 de julho de 2014

Especial 19oCOLE - Integração entre Matemática e Português confere novos sentidos à Alfabetização

Data: 24 de julho das 10h30min às 12h
Local: Auditório III do Centro de Convenções 

Uma proposta de integração entre língua portuguesa e matemática na alfabetização no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Vamos discutir os princípios norteadores, algumas justificativas teóricas, experiências empíricas para a implementação, desafios e oportunidades da proposta de integração de Língua Portuguesa e Educação Matemática na formação continuada de alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O modelo formativo proposto para o PNAIC 2014 que integra Linguagem e Educação Matemática
Emerson Rolkousky e  Carlos Roberto Vianna – PNAIC-MEC

A partir da experiência considerada exitosa do Pró-Letramento, a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação - SEB/MEC lança o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a adesão da quase totalidade dos municípios brasileiros. Um dos eixos de tal programa é a formação continuada de professores alfabetizadores, sendo que em 2013 a ênfase de tal formação foi em Linguagem. Sob demanda das Universidades parceiras a SEB/MEC possibilita que, em 2014, a formação em Linguagem não seja interrompida e se dê de forma conjunta com a Educação Matemática. Para tanto, oferece a oportunidade de, em um mesmo espaço e tempo, atuarem dois especialistas dessas áreas, na formação de Orientadores de Estudo. O objetivo desse artigo é discutir as percepções desses atores - especialistas e Orientadores de Estudo - acerca desse modelo formativo, bem como apresentar algumas recentes experiências refletindo sobre suas possibilidades e limitações.

Fios condutores na elaboração da proposta alfabetizadora do PNAIC-Unicamp: elos de aproximação a língua portuguesa e a matemática
Ana Lúcia Guedes-Pinto – PNAIC-UNICAMP

Tendo em vista o trabalho desenvolvido no âmbito da formação continuada de professores do PNAIC/UNICAMP em 2013 com a língua portuguesa, procuro delimitar fios condutores de nossa atuação junto aos Orientadores de Estudos.  A partir desses fios, busco visualizar aproximações entre a Matemática e a Língua Portuguesa para a tecitura da proposta integradora assumida para a alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I.

Linguagem natural e linguagem matemática na construção de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I
Samuel Oliveira - IMECC-UNICAMP

Diante da proposta do PNAIC e a partir das formações desenvolvidas com os formadores para atuarem em 2014 na formação de orientadores de ensino, apresento algumas justificativas teóricas e observações empíricas da pertinência da abordagem harmoniosa entre Língua Portuguesa e Matemática para a construção de conceitos matemáticos pelas crianças em acordo com os seus desenvolvimentos cognitivos.


Local: Auditório III do Centro de Convenções