Data: 24 de julho
das 10h30min às 12h
Local: Auditório III do Centro de Convenções
Uma proposta de integração entre língua portuguesa e matemática na
alfabetização no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Vamos
discutir os princípios norteadores, algumas justificativas teóricas,
experiências empíricas para a implementação, desafios e oportunidades da
proposta de integração de Língua Portuguesa e Educação Matemática na formação
continuada de alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC).
O modelo formativo proposto para o PNAIC
2014 que integra Linguagem e Educação Matemática
Emerson Rolkousky e Carlos Roberto Vianna – PNAIC-MEC
A
partir da experiência considerada exitosa do Pró-Letramento, a Secretaria de
Educação Básica do Ministério de Educação - SEB/MEC lança o programa Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a adesão da quase totalidade dos
municípios brasileiros. Um dos eixos de tal programa é a formação continuada de
professores alfabetizadores, sendo que em 2013 a ênfase de tal formação foi em
Linguagem. Sob demanda das Universidades parceiras a SEB/MEC possibilita que,
em 2014, a formação em Linguagem não seja interrompida e se dê de forma conjunta
com a Educação Matemática. Para tanto, oferece a oportunidade de, em um mesmo
espaço e tempo, atuarem dois especialistas dessas áreas, na formação de
Orientadores de Estudo. O objetivo desse artigo é discutir as percepções desses
atores - especialistas e Orientadores de Estudo - acerca desse modelo
formativo, bem como apresentar algumas recentes experiências refletindo sobre
suas possibilidades e limitações.
Fios condutores na elaboração da
proposta alfabetizadora do PNAIC-Unicamp: elos de aproximação a língua
portuguesa e a matemática
Ana Lúcia Guedes-Pinto – PNAIC-UNICAMP
Tendo
em vista o trabalho desenvolvido no âmbito da formação continuada de
professores do PNAIC/UNICAMP em 2013 com a língua portuguesa, procuro delimitar
fios condutores de nossa atuação junto aos Orientadores de Estudos. A partir desses fios, busco visualizar
aproximações entre a Matemática e a Língua Portuguesa para a tecitura da
proposta integradora assumida para a alfabetização no primeiro ciclo do Ensino
Fundamental I.
Linguagem natural e linguagem matemática
na construção de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I
Samuel Oliveira - IMECC-UNICAMP
Diante
da proposta do PNAIC e a partir das formações desenvolvidas com os formadores
para atuarem em 2014 na formação de orientadores de ensino, apresento algumas
justificativas teóricas e observações empíricas da pertinência da abordagem
harmoniosa entre Língua Portuguesa e Matemática para a construção de conceitos
matemáticos pelas crianças em acordo com os seus desenvolvimentos cognitivos.
Local: Auditório III do Centro de Convenções