Fruto de um trabalho articulado entre a comissão organizadora do 19o COLE e da coordenação institucional do PIBID/Unicamp, no dia 22/07/14 das 16h30min às 18h no Auditório da Biblioteca Central da Unicamp acontecerá a mesa redonda.
Pontes e
passagens: diálogos entre estágio interdisciplinar, residência pedagógica e
iniciação à docência
Tendo em vista o desenvolvimento de diferentes
propostas de interlocução entre a universidade e a escola básica no contexto
dos cursos de formação de professores, pretendemos discutir três experiências
realizadas em universidades públicas brasileiras: estágios
interdisciplinares, residência pedagógica e iniciação à docência (PIBID).
Buscaremos construir pontes e passagens interpretativas, apresentando aspectos
relativos à proposta construída por essas instituições, com o objetivo de
constituir um diálogo de partilha que destaca as singularidades, limites e
possibilidades de cada uma das experiências formativas em análise.
Estágios
interdisciplinares na formação de professores: construindo pontes
Eliana Ayoub
(Unicamp)
Nos últimos anos, a Faculdade de Educação da Unicamp
passou a compor suas turmas de estágio supervisionado com estudantes de
diferentes cursos de formação de professores da universidade. Anteriormente, as
disciplinas de estágio eram organizadas por área de conhecimento, sendo
formadas por graduandos de um único curso. Essa nova configuração das turmas
vem desencadeando uma série de propostas interdisciplinares no contexto dos
estágios, algumas das quais serão compartilhadas. Nesse percurso, temos buscado
romper com um modo disciplinar de produção do conhecimento. Da educação
infantil ao ensino médio, percorremos um caminho com alguns obstáculos -
preconceitos e intransigências, cujas conquistas vão sendo tecidas por meio de
um constante processo de diálogo entre os sujeitos e seus diversos saberes.
Tais propostas constituem-se como um grande desafio que é enfrentado a cada
semestre, com cada turma, em cada campo de estágio, construindo pontes para
pensarmos a interdisciplinaridade tanto na universidade como na escola.
Residência
pedagógica: a produção de posts sobre práticas de leitura na educação infantil
Clecio dos
Santos Bunzen Júnior (Unifesp)
Com base nos estudos enunciativos e discursivos do
Círculo de Bakhtin e de estudos sobre a Blogosfera (MILLER, 2009, KOMESU,
2004), o presente trabalho tematiza o processo de produção multissemiótica de posts para composição coletiva de em um
Weblog no âmbito da formação inicial de professores. Nesta direção, discutirei as condições específicas e as
finalidades do surgimento do Weblog no contexto da disciplina Residência
Pedagógica em Educação Infantil, analisando os movimentos discursivos
(FRANÇOIS, 1996) nos enunciados verbo-visuais sobre os modos de ler e suas
práticas na Educação Infantil. Ao vivenciar, durante aproximadamente um mês, os
eventos, práticas e ações pedagógicas em uma turma de creche em uma escola
pública do município de Guarulhos, os posts
no Weblog coletivo e fechado revelam suas apreciações valorativas sobre o
trabalho docente e as crianças, assim com indiciam vozes sociais específicas.
Os títulos, as imagens, os links e os textos principais que compõem cada um dos
posts têm nos permitido conhecer
diferentes formas de apropriação e de possibilidades de contra-palavra em
diferentes graus de assimilação do discurso de outrem. Por outro lado,
constitui-se um desafio para a formação inicial dos professores pensar na
prática de escrita colaborativa e coletiva no ambiente virtual do Weblog em que
os estagiários contam/narram suas histórias em um fórum mediado por comentários
e possibilidades hipermidiáticas, aproximando-se em certa medida dos blogueiros
que enunciam suas opiniões diariamente e, ao mesmo tempo, distanciando-se da
construção de uma audiência distante e invisível.
Veredas da
formação de professores na Unesp: as contribuições do Núcleo de Ensino e Pibid
Sueli
Guadelupe de Lima Mendonça (Unesp - Campus Marília)
O objetivo de nossa participação será apresentar uma
análise da trajetória de duas experiências importantes da Unesp que entrecruzam
a formação dos professores: Núcleos de Ensino e Pibid. Os Núcleos de Ensino
compõem um programa da universidade desde 1987, que busca uma relação de
parceria com a escola pública da educação básica, visando um trabalho conjunto
frente às diferentes demandas da escola, envolvendo graduandos, docentes da
universidade e da escola pública. Trata-se de programa com significativo
investimento da Unesp, que tem contribuído à melhoria de formação de seus
alunos, em especial, da licenciatura, além de fornecer base objetiva para o
desenvolvimento da pesquisas e do ensino na universidade. Os resultados, ao
longo do tempo, são altamente positivos, marcados essencialmente pela qualidade
especial da formação dos sujeitos, advinda da participação nos projetos dos
Núcleos de Ensino. O Pibid veio a reforçar esse programa pioneiro, com sua
envergadura e ousadia, tanto na expansão, como em condições de trabalho e
concepção. Esses dois programas se somam ao desafio da formação de professores,
mexem com as licenciaturas, com o cotidiano da universidade e de seus sujeitos
e se apresentam como possibilidades concretas de uma nova política de formação
de professores.