sexta-feira, 18 de julho de 2014

Especial 19oCOLE - PNAIC/Unicamp compartilha projetos e experiências - dia 23/07 das 10h30min às 12h

Formação continuada no contexto do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa): projetos e experiências a compartilhar

Local: Auditório III do Centro de Convenções 


Tendo em vista o desenvolvimento do PNAIC no ano de 2013, pretendemos discutir propostas de formação continuada de professores alfabetizadores a partir da experiência de três diferentes universidades brasileiras envolvidas com o Programa. Cada uma delas irá focalizar um aspecto relativo à proposta de formação construída pela sua instituição. O objetivo da mesa redonda é de compartilhar experiências e reflexões em torno do trabalho formativo com professores alfabetizadores e destacar as singularidades das práticas formativas em diferentes universidades.

As possibilidades de formação dos professores alfabetizadores: mudanças

Andrea Tereza Brito Ferreira – PNAIC - UFPE

O processo de formação continuada de professores compreende uma série de princípios que tomam forma a partir da prática formativa do professor.  O compartilhamento de saberes, a reflexão sobre o fazer cotidiano e a integração fazer docente com os conhecimentos acadêmicos pode ser um caminho a ser percorrido no sentido de contribuir para que o professor alfabetizador repense a sua prática cotidiana e consiga melhorar a aprendizagem dos alunos. É nesse sentido que discutiremos, neste trabalho, situações vivenciadas de práticas formativas, envolvendo o trabalho com o ensino do Sistema Alfabético de Escrita, para compreender as possibilidades de fabricação, materialização, construção e (re)construção dos conhecimentos sobre a alfabetização, a partir de uma proposta formadora.


O projeto de letramento como articulador de temáticas no trabalho
com os anos iniciais

Maria Sílvia Cintra Martins – PNAIC - UFSCAR

Pretendemos apresentar reflexões em torno dos Projetos de Letramento seguidas de relato de formação de professores em que esta temática adquiriu relevância no âmbito do PNAIC/UFSCar. Tivemos como objetivo a formação de professores centrada no pressuposto de que o processo de ensino e aprendizagem deva se dar de forma significativa tanto para os alunos quanto para os próprios professores. A metodologia utilizada foi de teor qualitativo e participativo. Entendemos que o Projeto de Letramento, como articulador de ações e de temáticas, envolve metodologia de trabalho em sala de aula particularmente propícia para os anos iniciais, em que se podem observar duas características de destaque: a fragmentação disciplinar ainda não se dá como em outros momentos; as diferentes linguagens encontram-se presentes de forma relativamente espontânea e propícia para o desenvolvimento do trabalho pedagógico calcado na intencionalidade.


Desafios na formação continuada de professores em um projeto de
largo alcance

Ana Lúcia Guedes-Pinto – PNAIC – UNICAMP

A proposta de formação continuada do programa Pacto pressupõe um alcance multiplicador, almejando atingir as práticas alfabetizadoras dos professores do primeiro ciclo do segmento Fundamental I. No cotidiano do planejamento e da realização dos encontros formadores temos encontrado diversos desafios. Desafios esses que se caracterizam por diferentes questões que se interpõem na formação tais como a construção da interlocução que pretende ganhar materialidade em diversos níveis da cadeia de comunicação verbal dos sujeitos envolvidos na proposta; o planejar de cada encontro formativo com vistas a delinear rotinas e princípios para o trabalho pedagógico; as opções na condução do trabalho de formação buscando garantir direcionamentos e o estabelecimento de compromissos didáticos e ao mesmo tempo preservar as particularidades de cada grupo de professores formadores e, finalmente, disparar e aprofundar a reflexão sobre a própria prática pedagógica de cada professor. Procuraremos abordar alguns desses desafios tomando como referência o ano desenvolvido de 2013 e início de 2014 e as perspectivas delineadas para sua continuidade.  


Local: Auditório III do Centro de Convenções