Formação continuada no contexto do PNAIC (Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa): projetos e experiências a compartilhar
Local: Auditório III do Centro de Convenções
Tendo em
vista o desenvolvimento do PNAIC no ano de 2013, pretendemos discutir propostas
de formação continuada de professores alfabetizadores a partir da experiência
de três diferentes universidades brasileiras envolvidas com o Programa. Cada
uma delas irá focalizar um aspecto relativo à proposta de formação construída
pela sua instituição. O objetivo da mesa redonda é de compartilhar experiências
e reflexões em torno do trabalho formativo com professores alfabetizadores e
destacar as singularidades das práticas formativas em diferentes universidades.
As possibilidades de formação dos
professores alfabetizadores: mudanças
Andrea Tereza Brito Ferreira – PNAIC -
UFPE
O
processo de formação continuada de professores compreende uma série de
princípios que tomam forma a partir da prática formativa do professor. O compartilhamento de saberes, a reflexão
sobre o fazer cotidiano e a integração fazer docente com os conhecimentos
acadêmicos pode ser um caminho a ser percorrido no sentido de contribuir para
que o professor alfabetizador repense a sua prática cotidiana e consiga
melhorar a aprendizagem dos alunos. É nesse sentido que discutiremos, neste
trabalho, situações vivenciadas de práticas formativas, envolvendo o trabalho
com o ensino do Sistema Alfabético de Escrita, para compreender as
possibilidades de fabricação, materialização, construção e (re)construção dos
conhecimentos sobre a alfabetização, a partir de uma proposta formadora.
O projeto de letramento como articulador
de temáticas no trabalho
com os anos iniciais
com os anos iniciais
Maria Sílvia Cintra Martins – PNAIC -
UFSCAR
Pretendemos
apresentar reflexões em torno dos Projetos de Letramento seguidas de relato de
formação de professores em que esta temática adquiriu relevância no
âmbito do PNAIC/UFSCar. Tivemos como objetivo a formação de professores
centrada no pressuposto de que o processo de ensino e aprendizagem deva se dar
de forma significativa tanto para os alunos quanto para os próprios
professores. A metodologia utilizada foi de teor qualitativo e participativo.
Entendemos que o Projeto de Letramento, como articulador de ações e de
temáticas, envolve metodologia de trabalho em sala de aula particularmente
propícia para os anos iniciais, em que se podem observar duas características
de destaque: a fragmentação disciplinar ainda não se dá como em outros
momentos; as diferentes linguagens encontram-se presentes de forma
relativamente espontânea e propícia para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico calcado na intencionalidade.
Desafios na formação continuada de
professores em um projeto de
largo alcance
largo alcance
Ana Lúcia Guedes-Pinto – PNAIC – UNICAMP
A
proposta de formação continuada do programa Pacto pressupõe um alcance multiplicador,
almejando atingir as práticas alfabetizadoras dos professores do primeiro ciclo
do segmento Fundamental I. No cotidiano do planejamento e da realização dos
encontros formadores temos encontrado diversos desafios. Desafios esses que se
caracterizam por diferentes questões que se interpõem na formação tais como a
construção da interlocução que pretende ganhar materialidade em diversos níveis
da cadeia de comunicação verbal dos sujeitos envolvidos na proposta; o planejar
de cada encontro formativo com vistas a delinear rotinas e princípios para o
trabalho pedagógico; as opções na condução do trabalho de formação buscando
garantir direcionamentos e o estabelecimento de compromissos didáticos e ao
mesmo tempo preservar as particularidades de cada grupo de professores
formadores e, finalmente, disparar e aprofundar a reflexão sobre a própria
prática pedagógica de cada professor. Procuraremos abordar alguns desses
desafios tomando como referência o ano desenvolvido de 2013 e início de 2014 e
as perspectivas delineadas para sua continuidade.
Local: Auditório III do Centro de Convenções