A primeira delas acontecerá no dia 22/07 das 16h30min às 18h no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem.
Uma proposta de integração entre língua portuguesa e matemática na
alfabetização: o desafio da Unicamp no Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa.
A
partir da problematização dos supervisores de Língua Portuguesa e de Matemática
do PNAIC/UNICAMP, somado à reflexão e experiência de uma formadora que
trabalhou no programa durante o ano de 2013, pretendemos nesta mesa redonda
discutir o processo de construção e de efetivação de uma proposta
interdisciplinar para o Pacto no âmbito da Unicamp.
A formação continuada PNAIC-Unicamp
2014: propostas e perspectivas de um trabalho integrado entre Língua Portuguesa
e Matemática
Lígia Paoletti – Supervisora de Língua
Portuguesa - PNAIC – UNICAMP
Esta
comunicação tem por objetivo discutir o processo de formação continuada
PNAIC-Unicamp 2014, em particular, a vivência e elaboração do trabalho
integrado entre Língua Portuguesa e Matemática, levando em consideração todos
os níveis de organização de trabalho na instituição de ensino superior. Isto é,
tomar para foco a relação entre coordenadores, supervisores, formadores e
orientadores de estudo com o intuito de experienciar e refletir a prática
docente no cotidiano da escola. Partindo do pressuposto que a proposta da
alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, segue uma postura de
consonância com todo o material e propostas da formação em Língua Portuguesa de
2013, coube ao grupo de coordenadores, supervisores e formadores estabelecer, a
partir do material fornecido pelo Programa 2014 e demandas de aprofundamento de
estudo e de continuidade em Língua Portuguesa apontadas em 2013, o diálogo
entre as áreas de conhecimento acima referidas. Considerando o fato de que a
proposta de formação desse Programa é focada na prática reflexiva do professor,
de modo que as singularidades do trabalho pedagógico e as práticas coletivas
sejam discutidas e articuladas a partir de referenciais teóricos que subsidiam
a organização do trabalho em sala de aula, uma prática integradora e
interdisciplinar, delineando a intencionalidade pedagógica, tem sido um dos
desafios apresentados à equipe. Por fim, apresentaremos também o resultado do
primeiro encontro de formação que ocorrerá em maio deste ano.
Percepções
do ponto de vista de formadores de Matemática em relação à integração com a
Língua Portuguesa no PNAIC
Miriam
Sampieri Santinho- Supervisora de Matemática – PNAIC – UNICAMP
Vamos relatar os
desafios, algumas dificuldades e escolhas feitas para efetivar a integração
proposta entre Língua Portuguesa e Matemática durante as atividades de formação
dos formadores para o PNAIC e as primeiras formações dos Orientadores de
Estudos. Desenvolvemos algumas formações com temas específicos de Matemática e
algumas atividades com as duplas compostas por um formador de Língua Portuguesa
e um de Matemática. Finalmente vamos mostrar algumas diferenças marcantes com
formações anteriores e mais disciplinares de Matemática com essa formação
integradora.
Desafios
à integração Matemática – Língua Portuguesa no trabalho de formação continuada
no PNAIC- UNICAMP tendo em vista a proposta desenvolvida durante o ano de 2013.
Heloísa Helena Dias Martins Proença –
Formadora de Língua Portuguesa – PNAIC/UNICAMP
Tendo
como base a experiência vivida na formação de Orientadores de Estudo no
contexto do PNAIC/UNICAMP, tomaremos como escopo os desafios que se perfilam
para a elaboração e implementação de uma proposta integradora junto aos
professores alfabetizadores para o desenvolvimento da alfabetização nos campos
de conhecimento Matemática e Língua Portuguesa. Assumindo como referência
algumas situações ocorridas nos encontros formativos de 2013 e, procurando
articular com as perspectivas colocadas para o trabalho de 2014, trataremos das
inquietações surgidas e dos planejamentos pensados para que nossa atuação possa
enfrentar tais desafios.