terça-feira, 3 de julho de 2012

Convidados do 18º Cole - Mesa Redonda

Adair Mendes Nacarato

Docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Membro do comitê científico da Anped (GT 19: Educação Matemática) para o biênio 2011-2012.

Último livro publicado:
Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

O tema central deste livro é a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e marca dez anos de pesquisas do Grupo Prapem(Prática Pedagógica em Matemática) e cinco anos do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática) da FE/Unicamp. Os autores relatam, descrevem e analisam processos de formação que têm como ponto de partida e de chegada da formação contínua a prática docente cotidiana dos professores, a qual é tomada como problema ou objeto principal de estudo e reflexão. Mostram que os professores ou futuros professores, mediante esse processo de reflexão e investigação sobre a prática, tornam-se os principais protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois adquirem mais autonomia e competência para enfrentar os problemas que surgem nos diferentes contextos de prática escolar.

Maria do Carmo de Sousa

Exerce o cargo de professor adjunto na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Atuou no cargo de professor assistente na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente; como docente e supervisora de EAD - Cegesp na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da cidade de Salto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Sua área de atuação no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, envolve os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra.

Último livro publicado:
Estágios supervisionados nas licenciaturas de física e matemática na UFSCar: articulando a formação de professores com a realidade escolar. In: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas.

A publicação traz os resultados do projeto "Gestão e implantação de projetos pedagógicos: a ênfase em processos avaliativos compartilhados entre professores e estudantes", vinculado ao Programa Prodocência/2007, contextualizado no processo em desenvolvimento na última década na UFSCar, no sentido de aperfeiçoar a formação de professores, e proposto na ocasião em que os primeiros licenciandos concluíam sua formação inicial por meio de currículos construídos à luz das novas diretrizes curriculares nacionais. A obra traz algumas ideias e concepções que balizaram e têm balizado o pensar a formação de professores na instituição, assim como apresenta relatos de experiências desenvolvidas e projetos significativos implantados para a formação inicial e continuada como forma de dar materialidade a essas ideias e concepções.

No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda Os registros escritos dos professores e dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no dia 19 de julho de 2012 das 10h30min às 12hs.

Nenhum comentário: