quarta-feira, 4 de julho de 2012

Convidados do 18º Cole - Mesa Redonda

Lilian Lopes Martin da Silva


É professora assistente doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura,biblioteca, formação de professores, ensino.

Último livro publicado:
Vou te contar. In: Wenceslau M. de Oliveira; Maria do Carmo Martins. (Org.). Educação e Cultura: formação de professores e práticas educacionais


Um livro de muitos autores e um só departamento universitário. Uma universidade e muitos cursos de licenciatura. Muitos professores e um projeto comum de inserção curricular. Múltiplos desejos configurando uma vontade sensível em muitos dos textos que se seguem: dobrar as pesquisas de cada um sobre os cursos de graduação, desdobrando as disciplinas comuns em muitos traçados, muitas bifurcações, cada uma delas atravessada pelos estudos e preocupações que nos fazem pesquisadores de uma só área, Educação, onde descobrimos e criamos infinitas facetas. O Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte - DELART da Faculdade de Educação da Unicamp vem, desde seu início, em 2005, enfatizando as relações entre as pesquisas realizadas por seus professores e a docência nos cursos de graduação e pós-graduação. Ao enfatizar essas relações, grande parte dos prOfessores do departamento, autores dos capítulos deste livro, tem insistido que a docência seja espaço de aplicação das pesquisas, e que seja, também, fonte de inspiração e motivadora das pesquisas. Assim, destacamos como um dos pontos fortes do livro, a diversidade de abordagens teóricas e experimentais dos percursos disciplinares e a valorização da graduação como um espaço efetivo de produção de cultura.


Maria do Rosário Longo Mortatti


É professora titular da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. É coordenadora do Gphellb - Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil". Atuou, também: como professora e orientadora junto ao Programa de Pós-graduação em Letras da Unesp-Assis. É membro do Conselho Editorial da revista "Leitura: teoria & prática". Foi sócio-honorário da Associação de Leitura do Brasil (ALB), biênio 2007-2008. Foi membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Unesp entre 2005 e 2009.

Último livro publicado:
Alfabetização no Brasil: uma história de sua história

No Brasil, pesquisadores vinculados a diferentes programas de pós-graduação e grupos/núcleos de pesquisa vêm estudando a história da alfabetização, com ênfase nos séculos XIX e XX, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas. Um balanço desse conhecimento acumulado ao longo das duas últimas décadas foi apresentado e discutido no I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado, em 2010, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Marília, do qual resulta este livro. O conjunto de textos aqui reunidos possibilita, assim, compreender como se vem produzindo uma história da história da alfabetização no Brasil e como se vem constituindo o correspondente campo de conhecimento, marcadamente interdisciplinar e centrado em um “conceito brasileiro de alfabetização”: processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita, que envolve diferentes facetas — conforme apontadas por Magda Soares — e que se relaciona diretamente com demandas educacionais, sociais e políticas de nosso tempo. No diálogo direto com publicações que tematizam a alfabetização no Brasil - de pontos de vista histórico, didático, linguístico, psicológico, dentre outros -, o que aqui se apresenta instiga à formulação de muitas outras possibilidades.

Norma Sandra de Almeida Ferreira

É professora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: leitura, escrita, literatura infantil e alfabetização.

Último livro publicado:
Leitura, cultura, infância: Lobato

A maior parte dos ensaios que compõem este livro foi apresentado no Fórum Desafios do Magistério - Leitura, Cultura, Infância, realizado em setembro de 2008 no Centro de Convenções da Unicamp. O escritos, que até hoje encanta crianças, jovens e adultos, foi objeto de discussão no Fórum, bem como suas múltiplas vertentes de atuação. Essa radiografia multifacetada acerca da produção de um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, assim como suas relações com a cultura brasileira e com as práticas de leitura, estão contempladas neste Leitura, cultura, infância: Lobato.


No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda Ensino de língua e literatura no dia 19 de julho de 2012 das 10h30min às 12h.


Nenhum comentário: