terça-feira, 19 de junho de 2012

Convidados do 18º COLE - Comunicações Encomendadas

Suzana Oliveira Dias

É pesquisadora (Pq C) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), professora e coordenadora do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) do Labjor-IEL-Unicamp. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp, na linha de pesquisa "Modos de conhecimento e suas expressões: Experiências e Trajetórias".

Último livro publicado:
Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e...

III Seminário Conexões: Deleuze e Arte e Cinência e Acontecimento e..., realizado na Unicamp, no ano de 2011, produziu a coletânea aqui apresentada de textos inquietos. Esta edição do evento está colocada entre "Vida e Fabulação e...", que norteou o II Seminário Conexões, e "Políticas e Resistência e...", que guia o IV. Alain Badiou nos lembra em "Da vida como nome de ser" (2000) o quarto Deleuze insiste na importância de tomar as coisas pelo meio, ali onde está uma certa metamorfose movente que atualiza as extremidades. E nesse entre, Vida e Fabulação - Política e Resistência, o que se vê é muito mais do que uma sequencia, uma ordem simples de temas ou uma linearidade de passado, presente, futuro. o que se vê é um acontecimento que vai além de uma realidade espaço-temporal. há regimes de multiplicidades coexistindo, virtualidades, estados intensivos... No entre está o acontecimento, não  uma ordem de causa e efeito entre os temas do evento, mas algo movente que, ao mesmo tempo, produz mobilidade, trasnformação. Arte e Ciência e Aconteicmento e... provoca, desacomoda, desorganiza a ordem e a fixidez do pensamento, descontrói verdades intituídas, começando pelo fato de ter sito realizado como evento. Carrega essa potência da produção de uma "ciência menor" que se agencia com "e Política e Resistência e...", ao se realizar no seio da universidade, que deixou de olhar para muitas produções, seja na arte ou na "ciência", como legítimas. Arte e Ciência e Acontecimento e... se rebela contra esse estável estado de coisas, promovendo um pensamento insubmisso, o ilegítimo da arte e da ciência para um devir outro.
Marta Mourão Kanashiro - Labjor-Unicamp 
No 18º Congresso de Leitura fará a Comunicação Encomendada Escuta inumana: murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista..., no dia 18 de julho de 2012 às 17h 

Nenhum comentário: