CONVITE
Temos a satisfação de convidá-los(as) para participar da Assembleia de criação da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO - SBAlf, que será realizada no dia 18/07/2012, quarta-feira, das 12h30 às 14h00, no Salão Nobre da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), durante o 18o. Congresso de Leitura do Brasil.
A proposta de criação da SBAlf foi apresentada em 2009, durante a 32ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Inicialmente acolhida por um grupo de pesquisadores-docentes universitários envolvidos com a reflexão sobre problemas e perspectivas de avanços em alfabetização no Brasil, essa proposta foi aprovada, em 2010, no I Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita (SIHELE) e no GT – “Alfabetização, leitura e escrita”, durante a 33ª. Reunião Anual da ANPEd. Em 2011, a criação da SBAlf obteve apoio de instituições, eventos e fóruns brasileiros, tais como: UNESP-Marília; Faculdades de Educação da UNICAMP, UFMG, UERJ, PUC-RJ; Curso de Pedagogia/UFRRJ; Pró-Reitoria/UFF; Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (FORPRED); Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (FOPALES); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES); Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/UFMG); 34ª. ANPEd; VI Congresso Brasileiro de História da Educação; Associação de Leitura do Brasil.
No contexto dos desafios políticos, sociais, culturais e educacionais da contemporaneidade, a criação da SBAlf se justifica pela necessidade tanto de posicionamento articulado, organizado e sistemático por parte da sociedade civil brasileira frente às políticas de alfabetização no Brasil quanto de divulgação e discussão, em fóruns nacionais e internacionais, do expressivo volume de pesquisas acadêmico-científicas brasileiras sobre o tema. Pretende-se, assim, que seja entidade independente em relação tanto a órgãos governamentais quanto a instituições e entidades de ensino e pesquisa, tendo como principais objetivos:
A proposta de criação da SBAlf foi apresentada em 2009, durante a 32ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Inicialmente acolhida por um grupo de pesquisadores-docentes universitários envolvidos com a reflexão sobre problemas e perspectivas de avanços em alfabetização no Brasil, essa proposta foi aprovada, em 2010, no I Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita (SIHELE) e no GT – “Alfabetização, leitura e escrita”, durante a 33ª. Reunião Anual da ANPEd. Em 2011, a criação da SBAlf obteve apoio de instituições, eventos e fóruns brasileiros, tais como: UNESP-Marília; Faculdades de Educação da UNICAMP, UFMG, UERJ, PUC-RJ; Curso de Pedagogia/UFRRJ; Pró-Reitoria/UFF; Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (FORPRED); Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (FOPALES); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES); Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/UFMG); 34ª. ANPEd; VI Congresso Brasileiro de História da Educação; Associação de Leitura do Brasil.
No contexto dos desafios políticos, sociais, culturais e educacionais da contemporaneidade, a criação da SBAlf se justifica pela necessidade tanto de posicionamento articulado, organizado e sistemático por parte da sociedade civil brasileira frente às políticas de alfabetização no Brasil quanto de divulgação e discussão, em fóruns nacionais e internacionais, do expressivo volume de pesquisas acadêmico-científicas brasileiras sobre o tema. Pretende-se, assim, que seja entidade independente em relação tanto a órgãos governamentais quanto a instituições e entidades de ensino e pesquisa, tendo como principais objetivos:
- congregar representantes da sociedade civil, tais como, pesquisadores vinculados a grupos/núcleos e centros de pesquisa voltados à produção e divulgação de conhecimentos sobre alfabetização; professores do ensino superior e da educação básica, associações/sindicatos, organizações não governamentais relacionados com a alfabetização, dentre outros interessados;
- constituir-se como referência para todos os envolvidos com políticas, pesquisas e práticas de alfabetização no Brasil, caracterizando-se como instância aglutinadora, propositora e moderadora de políticas e propostas para a alfabetização no país, analisando pesquisas, políticas e ações educacionais e contribuindo para o
fortalecimento da representação da sociedade civil no diálogo de pesquisadores e professores com órgãos governamentais;
fortalecimento da representação da sociedade civil no diálogo de pesquisadores e professores com órgãos governamentais;
- propiciar, sem prejuízo de sua autonomia política e científica, meios de articulação adequada com diferentes entidades congêneres do Brasil e do exterior.
Em vista do exposto, consideramos que sua participação na Assembleia do dia 18/07/2012 contribuirá significativamente para o alcance dos objetivos que norteiam a proposta de criação da SBAlf.
Na expectativa de contarmos com sua presença, solicitamos a gentileza de divulgar o convite em anexo a todos os interessados no assunto e nos colocamos à disposição para esclarecimentos, pelo e-mail: sbalf.comissao@gmail.com.
Atenciosamente,
Presidente da Comissão Provisória da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
FFC – UNESP-Marília-SP-Brasil
Membros da Comissão Provisória da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
Artur Gomes de Morais (UFPE)
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT)
Cláudia Maria Mendes Gontijo (UFES)
Cleonara Maria Schwartz (UFES)
Cecilia Maria Aldigueri Goulart (UFF)
Diana Gonçalves Vidal (USP)
Edith Ione dos Santos Frigotto (UFF)
Edna Castro de Oliveira (UFES)
Eliane Teresinha Peres (UFPel)
Francisca Izabel Pereira Maciel (UFMG)
Iole Maria Faviero Trindade (UFRGS)
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)
Lázara Nanci de Barros Amâncio (UFMT)
Luciana Piccoli (UFRGS)
Maria Arisnete Camara de Morais (UFRN)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)
Norma Sandra de Almeida Ferreira (UNICAMP)