domingo, 24 de junho de 2012

Convidados do 18º Cole - Mesa Redonda

Anete Abramowicz


É professora associada nível 3 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero.


Último livro publicado:
O plural da Infância: aportes da sociologia


O eixo central deste livro é pensar a criança e a produção de sua infância na sociedade contemporânea.








Ana Lúcia Goulart de Faria

É docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Tem publicações, pesquisas, orientações de Graduação e Pós-Graduação na área Pedagogia e Formação Docente, com ênfase em Educação Infantil de 0 a 6 Anos, atuando principalmente em educação infantil em creches e pré-escolas, sociologia da infância , infância e relações de gênero, formação docente para a 1ª etapa da educação básica em creches e pré-escolas, parque infantil, crianças pequenas e culturas infantil.

Último livro publicado:
Sociologia da infância no Brasil

A sociologia da infância no Brasil problematiza todas as formas de colonialismo, entre elas a educação da criança desde bem pequena. Este livro oferece elementos para a discussão  dos discursos  que pretendem construir verdades absolutas sobre as infâncias e para rejeitar a arrogância da certeza teórica que se pretende homogênea. Afinal, quem são as crianças brasileiras? Como vivem suas infâncias? Como estão participando da construção de nossa sociedade? Quais seus desejos, suas necessidades, seus sonhos, seus conflitos, suas vontades? No desafio de tentar responder essas e outras questões, este livro pretende contribuir para a construção do campo da sociologia da infância no Brasil, já em curso desde 1947 com “As ‘trocinhas’ do Bom Retiro”, de Forestan Fernandes, e explorar a questão das especificidades e da diversidade que as crianças brasileiras nos apresentam em relação a classes sociais, gênero, raça e etnia. 

No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda Exclusão e Infância no dia 17 de julho de 2012 das 10h30min às 12h.



Nenhum comentário: