sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lançamento: Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura




SILVA, Wagner. R. (Org.) . Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012. 329 p.

"As pesquisas aqui reunidas focalizam atividades com a escrita em diferentes licenciaturas e, consequentemente, disciplinas escolares. O alcance dos estudos do letramento para o local de trabalho vai além das licenciaturas em Pedagogia ou em Letras, na educação superior, ou das disciplinas escolares de alfabetização ou de ensino de língua, na educação básica. Nas diversas licenciaturas, os formadores precisam lembrar que, em quaisquer disciplinas escolares, todos os professores trabalham com práticas de linguagens, envolvendo atividades de leitura e produção textual, em diferentes modalidades, mídias e suportes.
As narrativas escritas, produzidas por professores em formação, dizem bastante sobre nossas instituições de educação superior e básica, revelam alguns de nossos acertos e equívocos. Podem apontar ainda novas perspectivas para o fortalecimento do letramento do professor em formação inicial para o local de trabalho. Ao apresentarem tais narrativas como unidade de análise, os trabalhos aqui reunidos podem provocar a criatividade dos leitores interessados: formadores, professores em serviço e professores em formação inicial, vinculados a diferentes licenciaturas e disciplinas escolares. Nossas instituições de ensino, nos diferentes níveis de formação, precisam de profissionais criativos, que realmente exerçam a autonomia alcançada na profissão escolhida." 
Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPQ)

Nenhum comentário: