domingo, 21 de outubro de 2012

Cultura afro-brasileira é tema de concurso


Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012, organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra. O objetivo é estimular a produção científica e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que versem sobre a cultura afro-brasileira.
Serão considerados concorrentes os trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afrodescendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas) e lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas). Ao todo serão premiadas 13 pesquisas: nas categorias Monografia e Dissertação a concorrência será regionalizada, ou seja, serão premiados os melhores trabalhos em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria Tese serão premiados os 3 melhores trabalhos em nível nacional.
Os vencedores das categorias Monografia e Dissertação receberão também uma premiação em dinheiro: R$ 4 mil para cada monografia e R$ 8 mil para cada dissertação. Para os vencedores na categoria Tese, a premiação se dará na forma da publicação de um livro com tiragem mínima de 1.000 exemplares.
Prazo de inscrição: 1º de novembro de 2012

Mais informações no site: www.presidencia.gov.br/consea

Nenhum comentário: