sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Luzes do Norte

Masp apresenta gravuras do renascimento alemão
"Três cabeças orientais, busto", de Martin Schongauer
 O Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) abre ao público nesta sexta-feira (19) mostra com 61 obras-primas da gravura renascentista alemã.
A mostra "Luzes do Norte" apresentará peças extraídas de coleção de 100 mil obras doadas pela família do barão Edmond de Rothschild ao Museu do Louvre, em 1935.
A mostra poderá ser conferida até 13 de janeiro de 2013 no 2º andar do Masp, ao lado das exposições do acervo do museu.
Para o diretor presidente do Louvre, Henri Loyrette, “essa célebre coleção reúne peças únicas, sem as quais nosso conhecimento sobre a gravura alemã continuaria incompleto”.
Poderão ser observados desenhos e gravuras de Dürer, Altdorfer, Schongauer e 23 artistas do século 16 que aqui se juntam a dois óleos de Cranach e Holbein pertencentes ao museu. Idealizada pelo curador do Louvre, Pascal Torres, a partir de solicitações do curador do Masp, Teixeira Coelho, a mostra dá sequência às exibições de gravuras e desenhos das obras completas de Goya; Desenhos espanhóis do século 20; Chagall; Max Ernst (inédita na América) e Sigmar Polke (première mundial).
Teixeira Coelho, curador do Masp, aponta que Dürer “foi o maior nome da gravura em todos os tempos até a chegada de Rembrandt, e foi a gravura que firmou seu nome internacional ainda em sua própria época. Seu grande aporte, por arbitrário que seja destacar um dentre vários, foi a originalidade da invenção, algo que se poderá verificar nesta exposição, de modo central embora não exclusivo, nas peças Santo Eustáquio, A trindade e o popular Rinoceronte, três de suas muitas obras-primas”.
Serviço:
Luzes do Norte - desenhos e gravuras do renascimento alemão na coleção Barão Edmond Rothschild / Musée du Louvre
Mostra com 61 gravuras do Museu do Louvre + 2 obras do acervo do Masp.
De 19 de outubro de 2012, quinta-feira, a 13 de janeiro de 2012, domingo, no Masp
Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Av. Paulista, 1578.

Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.

Outras informações aqui.

Nenhum comentário: