quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“OLHOS DE BARRO – a mística do texto habitável”


Livraria Alpharrabio e José Geraldo Neres
convidam para  apresentação e  lançamento do livro
“OLHOS DE BARRO” 
(Editora Patuá)


Antecedendo o lançamento está prevista uma conversa com o autor, intitulada: “OLHOS DE BARRO – a mística do texto habitável”, que contará com: Edson Bueno de Camargo (poeta e pedagogo) - Eduardo Lacerda (poeta e editor) - Kiusam de Oliveira (escritora e pedagoga). Intervenção musical de Henrique Krispim.

Serviço: 
“OLHOS DE BARRO” (Editora Patuá):
LANÇAMENTO / DIÁLOGOS
Autor: José Geraldo Neres
Data: 05/10 (sexta-feira,das 19h às 21h).
Local: Livraria Alpharrabio, Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Fone: (11) 4438.4358.

Release da obra:
Olhos de barro é o terceiro livro do poeta, ficcionista e produtor cultural paulista José Geraldo Neres, que recebeu “Menção Especial” no 3º Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção – 2010). É uma coletânea de contos na qual o lirismo tem precedência sobre o enredo, estruturada em cinco livros: Colheita de silênciosUm pedaço de chuva no bolsoSol rasgado aos pés da serpenteO silêncio das árvores e A fome dos nomes.
No dizer da renomada poeta e professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Sergipe, Maria Lúcia Dal Farra, “o barro, aqui, para além de incluir os jogos da infância, as brincadeiras em torno da construção da casa e dos outros, carrega o grão mítico da criação, o que engendra os olhos capazes de inaugurarem um inesperado mundo novo – mercê do nome, mercê dos modos outros de designação. O corpo é o eixo da nomeação. Ele é a casa da palavra, o texto habitável, o teto sob o qual o rito se cumpre pacientemente. Janelas e portas, quarto e cômodos, cortinas e paredes, chão e pedras e chaves (ou corpo, pele, rosto, boca, dentes, riso) – são os pontos cardeais da fortaleza a ser assaltada ou preservada, escapes ou aberturas para a instauração dos nomes e das imagens, conforme se dê o embate com o outro, conforme a palavra de ordem para cada caso, para cada acaso.”
É uma poética de imagens, símbolos e mitos alinhados em construções geométricas que desafiam o leitor, convocam sua mente e sentidos. Nas palavras do premiado escritor mineiro Luiz Ruffato,“Neres submerge na memória, não na dele, mas na de todos nós, desprovido de parafernálias, ciente apenas de seu próprio fôlego, para trazer, do fundo do oceano obscuro, ostras contendo pérolas. Cabe a nós, leitores, abri-las para extasiarmo-nos com os seus poemas em prosa, gênero difícil, porque híbrido, e fascinante, porque completo. Olhos de Barro é isso: uma oferenda ao deus dos leitores inteligentes.” E o poeta, jornalista e professor de língua e literatura hebraica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Moacir Amâncio, indaga: “Um trabalho como este traz de volta, em primeiro lugar, a pergunta inaugural: o que é poesia, em que medida ela depende de convenções como a métrica, o verso livre, aliterações, rimas, para definir seus ritmos?”

ISBN: 978-85-64308-44-2
Preço: R$ 28,00
"Olhos de barro", conheça o meu novo livro no site da Editora Patuá (frete gratuito para o território brasileiro):


Nenhum comentário: