quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Masp comemora 65 anos de abertura com visitação gratuita

Também está prevista a apresentação Filarmônica Bachiana do Sesi de SP.
Acervo do Masp possui atualmente cerca de 8 mil peças.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) comemora nesta quinta-feira (4) 65 anos. Como parte das comemorações, o Masp tem visitação gratuita nesta quinta até as 18h. Além disso, haverá a apresentação da Filarmônica Bachiana do Sesi de São Paulo para convidados.
O museu foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. As primeiras obras de arte do museu, fundado em 1947, foram selecionadas pessoalmente por Pietro Maria Bardi na Europa do pós-guerra, em suas inúmeras viagens às principais capitais culturais com Chateaubriand.
Ao longo de sua história, o museu foi ponto de partida de instituições como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a escola de artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e a Mostra Internacional de Cinema, cuja ideia também nasceu no Masp. Os filmes da mostra eram exibidos com exclusividade no museu em seus primeiros anos.

O acervo do Masp, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1969, possui atualmente cerca de 8 mil peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas, como de Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall. No lugar há também uma grande coleção de pinturas da escola portuguesa, espanhola e flamenga, além de artistas ingleses e latino-americanos, como Diego Rivera. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.
Dentre as esculturas, destacam-se os mármores da deusa grega Higéia do século IV a.C. e a coleção de 73 esculturas de Degas, que só podem ser vistas integralmente no Masp, no Metropolitan Museum de Nova York ou no Museu D'Orsay, em Paris. Também destacam-se coleções de gravuras, fotografias, desenhos, arqueologia, maiólicas, tapeçaria e artes decorativas europeias, além de uma grande coleção de peças kitsch, também fazem parte do acervo do museu.
O edifício sede do museu, com 11 mil m² divididos em cinco pavimentos e com vão livre de 74 metros, é um ícone da cidade de São Paulo. Em 1982, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo Iphan.

Serviço
Masp - Museu de Arte de São PauloAv. Paulista, 1578
Horário: de terça-feira a domingos e feriados, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 20h
Ingresso: R$ 15 (com meia-entrada), crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam; às terças-feiras o acesso é gratuito.
Tel: (11) 3251-5644
site: masp.art.br
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/10/masp-comemora-65-anos-de-abertura-com-visitacao-gratuita.html

Nenhum comentário: