terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fórum Permanente Desafios do Magistério: Educação e Cultura: formas de interlocução


INFORMAÇÕES GERAIS


Data: 31 de outubro de 2012, quarta-feira
Horário: 09h às 17h
Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Inscrições gratuitas: http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/

Informações Adicionais
Secretaria de Eventos – FE/Unicamp

SOBRE O EVENTO

As relações entre Educação e Cultura são sempre polissêmicas e provocativas. Neste Fórum, trazemos para o diálogo diversas experiências, perspectivas, reflexões, encontros que se fazem em diferentes âmbitos: literatura, música, dança, teatro, artes visuais, educação física, mídia.

COORDENAÇÃO

Comissão Editorial da revista Pro-Posições
Faculdade de Educação da Unicamp

PROGRAMAÇÃO

Manhã

9h – Abertura: integrantes da mesa
Profa. Dra. Carmen Zink Bolonhini – Assessora da Coordenadoria Geral da UNICAMP
Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Profa. Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim – Presidente da ALB
Profa. Dra. Luci Banks-Leite – Editora responsável da revista Pro-Posições

9h30 às 10h – Atividade artística

10h às12h – Mesa RedondaEntre a literatura, as artes visuais, a música, a dança e o teatro... A educação que acontece fora do currículo escolar.
Prof. Dr. Edmir Perrotti – Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Dra. Márcia Lagua de Oliveira – Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Mediadora: Profa. Dra. Ana Angélica Albano Medeiros Albano – Pro-Posições / Delart – FE Unicamp

12h às 14h – Almoço

Tarde


13h45 às 14h – Atividade artística

14h às 15:45h – Mesa redonda – Experiências, práticas e reflexões sobre educação e cultura nas áreas de música e de educação física
Prof. Dr. Jorge Luiz Schroeder – Instituto de Artes Unicamp
Profa. Dra. Elizabeth Paoliello – Faculdade de Educação Física Unicamp
Mediadora: Profa. Dra. Eliana Ayoub – Pro-Posições / Delart – FE Unicamp

15h45 às 16h – Intervalo

16h às 17hs – Palestra As linguagens do século 21, a Educação e a Cultura
Profa. Dra. Regina de Assis – Professora aposentada da UERJ e da PUC-RJ, consultora em Educação e Mídia
Mediadora: Profa. Dra. Maria Helena Bagnato – Pro-Posições / Deprac – FE Unicamp

Organizadores

FE – FACULDADE DE EDUCAÇÃO / PRO-POSIÇÕES

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp foi criada em 1972. Sua missão é desenvolver e realizar programas e projetos de formação de professores e pesquisadores em Educação capazes de atuar em todos os níveis e áreas da educação brasileira, a fim de atender a ampla demanda por profissionais da educação e contribuir para a melhoria do sistema educacional e a promoção da justiça social. Atualmente, oferece os cursos de graduação de Pedagogia e de Licenciatura Integrada em Física e Química. Seu programa de Pós-Graduação em Educação recebe estudantes das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. Em 2012, a FE completa 40 anos de uma história de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da democratização do conhecimento.
A revista Pro-Posições é uma publicação quadrimestral, editada pela Faculdade de Educação da Unicamp há mais de 20 anos e tem como objetivo divulgar a produção acadêmica na área da Educação. Publica artigos inéditos e/ou traduzidos, ensaios, resenhas, documentos e textos oriundos de publicações fora de catálogo.
Site da FE: http://www.fe.unicamp.br
Site da Pro-Posições: http://www.proposicoes.fe.unicamp.br

ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL

A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas. É um espaço privilegiado de análise e crítica das condições de leitura no país e lugar de luta pela efetiva garantia do exercício da cidadania pela maioria excluída. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Prioritariamente suas ações são: a realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”, o estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; a dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB, a publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos dos temas.
Site da ALB: http://www.alb.com.br

RAC – REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO

A Rede Anhanguera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Site da RAC: http://www.rac.com.br

Nenhum comentário: