quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Feira do Livro de Frankfurt começa hoje com programação brasileira reforçada


Maior evento do mercado editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt vai abrigar, de quarta (10) a domingo, mais de 7.000 expositores e cerca de 3.200 eventos.
Temas como "crowdfunding" (financiamento coletivo via web), autopublicação e o livro digital irão ocupar boa parte da programação.
Para se destacar entre tantos destaques, o Brasil desembarca na Alemanha com uma programação reforçada. É uma forma, também, de abrir caminho para a edição de 2013, quando o país será homenageado pelo evento.
Na feira deste ano, nove autores brasileiros representarão o país em Frankfurt: Alberto Mussa, Andrea Del Fuego, Cristovão Tezza, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Michel Laub, Milton Hatoum e Roger Mello. Em 2011, foram três.
No total, 46 editoras nacionais irão levar cerca de 2.600 títulos para o evento. A CBL (Câmara Brasileira do Livro) estima que os livros brasileiros irão movimentar mais de R$ 300 mil em vendas para outros países.
O estande brasileiro, que saltou de 216 m² (2011) para 330 m², terá exposição com fotos de autores consagrados (Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade) e palestras sobre tradução, literatura infantojuvenil e mercado editorial.
Hatoum, no último dia do evento, vai representar o Brasil em uma cerimônia simbólica sobre a homenagem do ano que vem.
Outra novidade será o lançamento do primeiro número da revista "Machado de Assis - Literatura Brasileira em Tradução". A publicação trará exclusivamente trechos de livros brasileiros traduzidos em inglês e espanhol. A revista terá edições edições impressas (semestrais e gratuitas) e virtuais (trimestrais).
Participam deste primeiro número nomes como Alberto Mussa, João Paulo Cuenca e Joca Terron.
Apesar de ser focada essencialmente no mercado, a feira também abre espaço para debates literários. Entre os escritores internacionais confirmados estão a Nobel romeno-alemã Herta Müller, o americano Richard Ford e o neozelandês Lloyd Jones.
O lado mais pop deve ficar por conta de Arnold Schwarzenegger, que vai lançar sua biografia em Frankfurt.

Nenhum comentário: