“Educação, Mídia e a Formação Docente”. Este é o tema do 5° Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”, organizado pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), pelo projeto Correio Escola, do Grupo RAC, e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que teve início na manhã desta quarta-feira, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Neste ano, o objetivo das atividades é discutir a educação não apenas como um processo escolar, mas sim, como algo presente em inúmeros lugares em nossa sociedade e principalmente na mídia em geral, atualmente ampliada em função da grande variedade de aparatos tecnológicos.
O seminário que, em seus primórdios, contava apenas com o suporte da mídia impressa em sala de aula, discute agora a influência das novas tecnologias no dia a dia de professores e alunos. “O evento deste ano vem para unir professores e profissionais de comunicação para que seja discutido de que maneira as novas mídias podem ser inseridas para formar alunos cidadãos”, afirma Cristiane Parente, Coordenadora Executiva do Programa “Jornal e Educação”.
Para Cecília de Godoy Camargo Pavani, coordenadora do Projeto Correio Escola, a importância de um evento como este é levar o professor a repensar de que maneira ele pode se atualizar diante de um mundo cada vez mais digital.
A mídia educa, forma, aciona desejos, necessidades e aproxima pessoas. É por estes motivos que professores devem cada vez mais estar preparados e atentos às modificações midiáticas para que não seja criada uma barreira com as crianças cada vez mais acostumadas ás mudanças tecnológicas. “Vivemos em uma sociedade impregnada de mídia e, portanto, devemos saber diferenciar e saber tirar proveito das coisas boas que a mídia tem a nos oferecer”, diz a presidente da ALB, Norma Sandra de Almeida Ferreira.
Saber utilizar computadores, equipamentos de vídeo, internet e blogs em sala de aula é uma preocupação constante entre professores que buscam se atualizar para atender às novas necessidades das crianças e esse foi o motivo que levou muitos a participarem do seminário. Para, por exemplo, a professora Tânea Sueli dos Santos Souza, da CIMEI Julia dos Santos Dias, “é preciso saber de que maneiras o professor pode tornar o hábito da leitura mais prazeroso para os alunos e certamente isso acontece quando utilizamos as novas tecnologias”.
Da abertura do evento, também participaram o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, o representante do reitor da Unicamp, Mohamed Salim e o superintendente do projeto Compromisso Campinas pela Educação, Arnaldo Rezende.
Neste ano, o objetivo das atividades é discutir a educação não apenas como um processo escolar, mas sim, como algo presente em inúmeros lugares em nossa sociedade e principalmente na mídia em geral, atualmente ampliada em função da grande variedade de aparatos tecnológicos.
O seminário que, em seus primórdios, contava apenas com o suporte da mídia impressa em sala de aula, discute agora a influência das novas tecnologias no dia a dia de professores e alunos. “O evento deste ano vem para unir professores e profissionais de comunicação para que seja discutido de que maneira as novas mídias podem ser inseridas para formar alunos cidadãos”, afirma Cristiane Parente, Coordenadora Executiva do Programa “Jornal e Educação”.
Para Cecília de Godoy Camargo Pavani, coordenadora do Projeto Correio Escola, a importância de um evento como este é levar o professor a repensar de que maneira ele pode se atualizar diante de um mundo cada vez mais digital.
A mídia educa, forma, aciona desejos, necessidades e aproxima pessoas. É por estes motivos que professores devem cada vez mais estar preparados e atentos às modificações midiáticas para que não seja criada uma barreira com as crianças cada vez mais acostumadas ás mudanças tecnológicas. “Vivemos em uma sociedade impregnada de mídia e, portanto, devemos saber diferenciar e saber tirar proveito das coisas boas que a mídia tem a nos oferecer”, diz a presidente da ALB, Norma Sandra de Almeida Ferreira.
Saber utilizar computadores, equipamentos de vídeo, internet e blogs em sala de aula é uma preocupação constante entre professores que buscam se atualizar para atender às novas necessidades das crianças e esse foi o motivo que levou muitos a participarem do seminário. Para, por exemplo, a professora Tânea Sueli dos Santos Souza, da CIMEI Julia dos Santos Dias, “é preciso saber de que maneiras o professor pode tornar o hábito da leitura mais prazeroso para os alunos e certamente isso acontece quando utilizamos as novas tecnologias”.
Da abertura do evento, também participaram o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, o representante do reitor da Unicamp, Mohamed Salim e o superintendente do projeto Compromisso Campinas pela Educação, Arnaldo Rezende.
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