Oficinas fizeram parte do 5° Seminário Nacional – O Professor e a Leitura de Jornal, que contou com assuntos como vídeo-documentário, oferecido pela professora da Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em que o principal objetivo era prover ferramentas para a utilização do vídeo-documentário nos diversos temas apresentados em sala de aula.
Ainda nessa linha, outra oficina com o tema vídeo na escola foi apresentado por Paula Kimo e Roger Inácio dos Santos, ambos da Oficina de Imagens de Minas Gerais. Para Paula, a proposta é trabalhar a leitura de imagens tendo como referência a televisão, além de focar na produção e edição de imagens. “É possível fazer um vídeo padrão com elaboração de roteiro e edição, mas isso demanda um tempo maior, então, na escola, é preciso uma forma mais dinâmica, com câmeras de celulares que não demandam muitos recursos técnicos ou com uma câmera digital”, explica.
Wladimir Stempniak Mesko, coordenador pedagógico da Rede Municipal de Educação de Campinas, liderou a oficina de edição digital não linear na produção de audiovisual e leitura crítica do Youtube, na qual se discutiu a análise de vídeos disponibilizados nos diversos sites de compartilhamento, com a finalidade de aprender a analisar e interpretá-los.
Outra oficina oferecida no evento foi ministrada por Elizabete Pimentel, coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de Campinas, com o tema Estudo de leitura de textos na mídia nas provas oficiais de avaliação. “Estamos fazendo uma discussão do diálogo que as avaliações podem fazer com os processos educativos que ocorrem nas escolas. Essas avaliações apontam para algumas práticas escolares para construir a compreensão dos alunos, algo que não existe plenamente nas escolas”, afirma.
Ao todo, foram oferecidas dez oficinas que ocorreram em horários concomitantes e foram oferecidas nos dias 14 e 15 de julho.
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