Por Alessandro Azevedo
Jornalismo, mídia e literatura, linguagens distintas que se unem e constroem um gênero que tem forma e conteúdo próprio para auxiliar professores a desenvolverem a consciência critica dos alunos. “Diálogo entre literatura e mídia”, foi o tema da mesa redonda entre os escritores Telma Guimarães e Odilon Moraes durante o terceiro dia de atividades do 5º Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A mesa teve início discutindo de que maneira professores podem trabalhar os recursos que os jornais impresso e mídia eletrônica oferecem para instigar alunos através de imagens e texto a discutirem assuntos do cotidiano. Para Telma, literatura é divertimento, entretenimento, e cabe ao educador saber tirar proveito disso, “o professor pode pegar uma foto do jornal e pedir aos alunos para criarem uma poesia e mandar via celular, por exemplo, para o colega do lado, dessa forma será utilizado ao mesmo tempo literatura, jornalismo e tecnologia”.
O tema comum discutido pelos autores é a necessidade de criar desde cedo nos indivíduos a noção de consciência crítica, e nada mais correto que fazer isso durante os primeiros anos de vida. De acordo com Moraes, a literatura infantil através dos livros ilustrados desempenham um papel fundamental pois conseguem mesclar o uso da escrita com a imagem para educar e formar o pensamento crítico dos alunos. “Existe um grande recurso pedagógico no uso dos livros, porém um bom livro infantil não deve ser algo utilizado meramente como parte do processo de desenvolvimento da criança, os livros devem ser utilizados para contribuir na formação do pensamento crítico dos pequenos”.
Jornalismo, mídia e literatura, linguagens distintas que se unem e constroem um gênero que tem forma e conteúdo próprio para auxiliar professores a desenvolverem a consciência critica dos alunos. “Diálogo entre literatura e mídia”, foi o tema da mesa redonda entre os escritores Telma Guimarães e Odilon Moraes durante o terceiro dia de atividades do 5º Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A mesa teve início discutindo de que maneira professores podem trabalhar os recursos que os jornais impresso e mídia eletrônica oferecem para instigar alunos através de imagens e texto a discutirem assuntos do cotidiano. Para Telma, literatura é divertimento, entretenimento, e cabe ao educador saber tirar proveito disso, “o professor pode pegar uma foto do jornal e pedir aos alunos para criarem uma poesia e mandar via celular, por exemplo, para o colega do lado, dessa forma será utilizado ao mesmo tempo literatura, jornalismo e tecnologia”.
O tema comum discutido pelos autores é a necessidade de criar desde cedo nos indivíduos a noção de consciência crítica, e nada mais correto que fazer isso durante os primeiros anos de vida. De acordo com Moraes, a literatura infantil através dos livros ilustrados desempenham um papel fundamental pois conseguem mesclar o uso da escrita com a imagem para educar e formar o pensamento crítico dos alunos. “Existe um grande recurso pedagógico no uso dos livros, porém um bom livro infantil não deve ser algo utilizado meramente como parte do processo de desenvolvimento da criança, os livros devem ser utilizados para contribuir na formação do pensamento crítico dos pequenos”.
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