Dez atividades ocorrem simultaneamente durante o 5º Seminário
Marcelo Casagrande
Oficinas para auxiliar professores no uso de diversos tipos de mídia foram desenvolvidas durante o primeiro dia do 5º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”. O evento é uma iniciativa da Associação de Leitura do Brasil (ALB), do projeto Correio Escola, do Grupo RAC, e da Associação Nacional de Jornais (ANJ). As atividades, que se estendem até a próxima sexta-feira, reúnem educadores da rede pública e particular de todo o país.
O uso das histórias em quadrinho nas salas de aula ainda desperta dúvidas por parte dos professores. Para isso, a oficina ministrada pelo jornalista DJota Carvalho, do Grupo RAC, apresentou a evolução deste meio de comunicação. “Os quadrinhos, em duas diversas modalidades, influenciam a humanidade. Estamos falando de uma opção multidisciplinar e de boa aceitação por parte dos alunos”, explica. A liberdade de criação, a possibilidade de trabalho em grupo e como aplicar os elementos nas aulas foram alguns dos tópicos abordados. A receptividade da primeira turma foi positiva e a interação entre os participantes foram pontos altos. “O legal da oficina é a possibilidade que os professores tem de dividir experiências”, comenta DJota.
Dulciley Ferreira da Silva é professora infantil da rede pública de Campinas e participou da oficina “Mitos na sociedade contemporânea”. Na atividade oferecida por Maria das Dores Maziero da Universidade São Marcos, foram abordadas as influências dos mitos na formação cultural e os reflexos que os deuses e heróis criam nas artes e na cultura. Dulciley acredita que a proposta foi bem trabalhada e as expectativas foram atingidas. “Já uso esse tema em sala de aula e percebi que ele foi tratado com muita propriedade”, opina a professora.
Outra opção de oficina é a “Jornal na escola”, apresentada por Ana Gabriela Borges do Instituto RPC e Editora Gazeta do Povo de Curitiba/PR. “Muita gente acha que o jornal está ultrapassado, mas isso não é verdade. É um veiculo atraente, viável e acessível para a grande maioria de salas de aula”, afirma. A profissional conta que as maiores queixas são pelo desconhecimento da estrutura do jornal e a falta de tempo para o trabalho com o veículo. Os participantes tiveram atividades práticas e teóricas o que otimizou a dinâmica.
O mundo dos blogs e a eficiência da ferramenta para alunos e professores foram conferidos na oficina ministrada por três profissionais do Colégio Notre-Dame, em Campinas. Como estimular o uso desta ferramenta educacional como complemento aos componentes curriculares e relacionar os blogs ao incentivo colaborativo, criativo e a critico foram debatidos. As atividades ocorrem em uma sala de informática o que permitiu a aplicação prática dos conceitos adquiridos.
Outras seis oficinas ocorrem simultaneamente: Leitura de diferentes mídias e o uso de celular na sala de aula, Edição digital e não linear na produção audiovisual, Estudo de leitura de textos na mídia, Vídeo na escola, Rádio na escola, Vídeo-documentário. As atividades se repetem nesta quinta-feira, das 14h30 às 17h30. Outras notícias podem ser acompanhadas no blog da ALB que continua com a cobertura completa do 5º Seminário.
Marcelo Casagrande
Oficinas para auxiliar professores no uso de diversos tipos de mídia foram desenvolvidas durante o primeiro dia do 5º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”. O evento é uma iniciativa da Associação de Leitura do Brasil (ALB), do projeto Correio Escola, do Grupo RAC, e da Associação Nacional de Jornais (ANJ). As atividades, que se estendem até a próxima sexta-feira, reúnem educadores da rede pública e particular de todo o país.
O uso das histórias em quadrinho nas salas de aula ainda desperta dúvidas por parte dos professores. Para isso, a oficina ministrada pelo jornalista DJota Carvalho, do Grupo RAC, apresentou a evolução deste meio de comunicação. “Os quadrinhos, em duas diversas modalidades, influenciam a humanidade. Estamos falando de uma opção multidisciplinar e de boa aceitação por parte dos alunos”, explica. A liberdade de criação, a possibilidade de trabalho em grupo e como aplicar os elementos nas aulas foram alguns dos tópicos abordados. A receptividade da primeira turma foi positiva e a interação entre os participantes foram pontos altos. “O legal da oficina é a possibilidade que os professores tem de dividir experiências”, comenta DJota.
Dulciley Ferreira da Silva é professora infantil da rede pública de Campinas e participou da oficina “Mitos na sociedade contemporânea”. Na atividade oferecida por Maria das Dores Maziero da Universidade São Marcos, foram abordadas as influências dos mitos na formação cultural e os reflexos que os deuses e heróis criam nas artes e na cultura. Dulciley acredita que a proposta foi bem trabalhada e as expectativas foram atingidas. “Já uso esse tema em sala de aula e percebi que ele foi tratado com muita propriedade”, opina a professora.
Outra opção de oficina é a “Jornal na escola”, apresentada por Ana Gabriela Borges do Instituto RPC e Editora Gazeta do Povo de Curitiba/PR. “Muita gente acha que o jornal está ultrapassado, mas isso não é verdade. É um veiculo atraente, viável e acessível para a grande maioria de salas de aula”, afirma. A profissional conta que as maiores queixas são pelo desconhecimento da estrutura do jornal e a falta de tempo para o trabalho com o veículo. Os participantes tiveram atividades práticas e teóricas o que otimizou a dinâmica.
O mundo dos blogs e a eficiência da ferramenta para alunos e professores foram conferidos na oficina ministrada por três profissionais do Colégio Notre-Dame, em Campinas. Como estimular o uso desta ferramenta educacional como complemento aos componentes curriculares e relacionar os blogs ao incentivo colaborativo, criativo e a critico foram debatidos. As atividades ocorrem em uma sala de informática o que permitiu a aplicação prática dos conceitos adquiridos.
Outras seis oficinas ocorrem simultaneamente: Leitura de diferentes mídias e o uso de celular na sala de aula, Edição digital e não linear na produção audiovisual, Estudo de leitura de textos na mídia, Vídeo na escola, Rádio na escola, Vídeo-documentário. As atividades se repetem nesta quinta-feira, das 14h30 às 17h30. Outras notícias podem ser acompanhadas no blog da ALB que continua com a cobertura completa do 5º Seminário.
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